Segunda a Sexta: 12h - 21h  l  Sábado: 08h - 12h

Unidade São Luís - Maranhão

Andragogia

Andragogia

O método IDAAM de Ensino e Aprendizagem

Andragogia(do grego: andros- adulto e gogos- educar) significa a atividade de ensinar aos adultos. É o método de ensino e aprendizagem utilizado na Pós-Graduação IDAAM.

O cerne da andragogia é o aprendizado baseado na aplicabilidade dos conteúdos e na solução de problemas, com um aprendizado de valor imediato construído pelo próprio aluno ao tomar consciência do que necessita saber e do quanto precisa se esforçar para adquirir o conhecimento que lhe falta.


Alexander Kapp cunhou o termo andragogia


Podemos dizer que na Andragogia o indivíduo é convidado a ser o gestor do seu processo educacional, tendo a instituição como apoio e suporte para a ação de aprendizagem ao desafiá-lo com problemas reais – tanto da área técnica quanto dos relacionamentos interpessoais.

A instituição, no caso, funciona como um ambiente de aprendizagem, no qual é criado todo um sistema orgânico, passando pela disponibilização do conteúdo básico, a orientação dos professores-facilitadores, as dinâmicas de aprendizagem e soluções de problemas. O aluno é convidado a ser sujeito ativo no processo, direcionando sua necessidade de informação para a aprendizagem no grupo e também para o estímulo à disciplina do autodidatismo fora do ambiente da instituição.


Metodo de ensino

A troca de experiências e a horizontalidade são estimuladas, sendo que cada aluno é portador de uma contribuição efetiva para o coletivo. Todos compartilham conceitos e vivências, sendo sujeitos ativos no processo. Neste novo papel o aluno desenvolve seu potencial de decisão, reforça sua identidade e liderança, marca mudança de atitude e maturidade, atribuindo novos significados à sua personalidade e capacidade profissional.

As 6 perguntas que um estudante adulto faz antes de começar a estudar um assunto


Perguntas Andragogia


A educação para adultos tem suas especificidades e, por isso, funciona melhor quando são respeitados alguns princípios.

Os princípios da Andragogia são:

  • Autodirecionamento. Com a maturidade, o adulto passa a preferir direcionar seu aprendizado. Por isso, gosta de entender o porquê da necessidade de aprender algo.
  • Uso da experiência. Os adultos gostam de aplicar os resultados de suas experiências prévias e daquilo que estudaram anteriormente na construção do conhecimento em sala de aula.
  • Aplicação. A motivação de um adulto vem da percepção de que pode aplicar o que está estudando, seja no trabalho ou na sua vida pessoal, imediatamente.
  • PBL. Os conteúdos ministrados aos adultos devem estar organizados em torno de problemas que ele deve ser capaz de resolver e não em unidades didáticas. A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) é a metodologia de ensino mais adequada para a educação de adultos.
  • LOC. No ensino para adultos, a motivação de aprender do adulto é interna. Deve-se despertar o interesse dele em aprender. Por esta característica, diz-se que o Local of Control - LOC é interno. A automotivação é a chave da educação continuada.
  • Ambiente informal. Ao contrário do sistema bancário, no qual o aluno senta e recebe passivamente o conteúdo do professor, como se o mesmo fosse o único detentor do conhecimento, na Andragogia o professor é um facilitador que direciona as atividades e estimula o debate e a troca de conhecimento, de forma que o aluno descubra que suas experiências são também uma forma de aprendizagem coletiva para si e os demais.
  • Fontes de consulta facilmente disponíveis. O uso de fontes acessíveis, como periódicos, artigos e outras plataformas digitais é estimulado. Hoje em dia existe um conteúdo rico e confiável na internet, o que possibilitou uma revolução na educação nos últimos anos. Assim, cada aluno pode fomentar a disciplina para o autodidatismo e alimentar a própria curiosidade sobre o tema, aprofundando os seus estudos no próprio ritmo e até trazendo novos questionamentos para a sala de aula.
  •   Uso de dinâmicas de grupos. O mercado de trabalho exige que se saiba trabalhar com pessoas, relacionar-se sadiamente e produtivamente. A Andragogia estimula essa educação social para o convívio produtivo entre grupos com o uso de dinâmicas nas quais o aprendizado é compartilhado em tarefas cooperativas em equipes. O indivíduo aprende que o grupo possui um objetivo e que ele é maior que os interesses individuais.
  • Avaliação participativa. Alunos participam do planejamento, são incentivados a direcionar o curso, a moldar as necessidades de cada disciplina com conteúdos de aplicação prática, contribuindo também com a avaliação de si mesmos e dos colegas (peer-to-peer) para a construção do conhecimento, valorizando sempre a experiência como fonte de aprendizagem.

Quadro Caractersticas da aprendizagem

...

pinterest image

Mais informações sobre nossos cursos? Entramos em contato!


botão de envio

Unidade Manaus-AM

Endereço
Av. Djalma Batista, 1719, Edifício Atlantic Tower, 16º andar, Torre Business, 69050-010, Manaus/AM.
Telefones
(92) 3071-7271
(92) 3342-8447
Whatsapp
(92) 984-277-462

Unidade São Luis - MA

Endereço
Centro Empresarial Shopping da Ilha, Av. Daniel de La Touche nº 987, sala 807-B na Cohama São Luiz/MA
Whatsapp
(98) 984-110-848

Redes Sociais POSIDAAM

Nossas Redes Sociais Pós-Graduação IDAAM - Twitter Pós-Graduação IDAAM - Facebook Pós-Graduação IDAAM - Instagram Pós-Graduação IDAAM -Linkedin

App Biblioteca Virtual

nossos aplicativos Pós-Graduação IDAAM - Aplicativo Android Pós-Graduação IDAAM - Aplicativo Apple

Acompanhe no Facebook