Segunda a Sexta: 12h - 21h  l  Sábado: 08h - 12h

Unidade São Luís - Maranhão

Por que fazer uma Pós-Graduação?

Por que fazer uma Pós-Graduação?

O mercado de trabalho cada vez mais concorrido exige que o profissional esteja em constante processo de qualificação.

Portanto, se cursar uma pós-graduação ainda não faz parte dos seus planos, não perca mais tempo.

Para ajudar você a refletir a respeito dessa necessidade, nós preparamos um roteiro com dicas de qual caminho trilhar para construir sua carreira.

As exigências do Mercado


Empregabilidade

As exigências do mercado de trabalho estão cada vez maiores. Antes, com um diploma de graduação, você conseguia uma boa colocação. Porém, hoje em dia, um diploma de pós-graduação é indispensável para garantir sua empregabilidade.

Entretanto, não pense que é somente um diploma que garante uma boa vaga ou a estabilidade profissional. Ter cursado uma pós-graduação em uma instituição de prestígio pode contar muito na hora da contratação ou da promoção. A esse fator soma-se o domínio de outros idiomas, o bom comportamento nas redes sociais, um bom networking e as competências comportamentais (características da personalidade, como: autocontrole, inteligência emocional, contextual e capacidade de lidar com críticas e atuação em momentos de crise) que também são avaliados em qualquer ambiente profissional, principalmente nas seleções de vaga e promoção profissional.

O que levar em conta na hora de escolher uma Pós-Graduação?

Há várias modalidades de pós-graduação. No Brasil, os cursos de pós-graduação são divididos em dois grupos:

Lato sensu - Cursos de especialização ou MBA (Master in Business Administration).
Strictu sensu - Cursos de mestrado profissionalizante, mestrado e doutorado.

Se você não faz ideia de como escolher o tipo mais indicado para atingir as suas metas profissionais, é só avaliar os critérios no quadro abaixo:

Especialização MBA Mestrado Profissional Mestrado e Doutorado
Voltada para o aperfeiçoamento especifico em um tema ou modalidade mais prática de uma área do conhecimento Voltado para a Gestão e Administração, aplicadas a qualquer área de conhecimento Enfatiza estudos e técnicas voltadas ao desempenho profissional. É menos teórico que o mestrado e doutorado. Pós-graduação voltada para o ensino e a pesquisa científica. É de natureza mais teórica que as modalidades anteriores.
Aumento do salário em relação a um profissional graduado em cerca de 80% * Aumento do salário em relação a um profissional graduado em cerca de 80% * Dependendo da área, o aumento do salário pode chegar a ser o dobro ou o triplo do profissional graduado. ** Dependendo da área, o aumento do salário pode chegar a ser o dobro ou o triplo do profissional graduado. **
Tem duração média de 12 a 24 meses Tem duração média de 12 a 24 meses Tem duração média de 24 a 48 meses Tem duração média de 24 a 48 meses
Necessidade: Inglês básico Necessidade: Inglês Intermediário e outro idioma básico, como mandarim ou espanhol Necessidade: Inglês Intermediário e outro idioma básico, como mandarim ou espanhol Necessidade: Inglês Avançado e outros idiomas em nível intermediário, como espanhol e francês
Foco no mercado, na prática profissional Foco no mercado e é feito por quem deseja cargos de liderança Foco no mercado e é feito por quem deseja cargos de liderança e aperfeiçoar-se mais profundamente na sua área de atuação de forma prática Foco na pesquisa científica e na vida acadêmica , geralmente é escolhido por quem deseja se aperfeiçoar na parte teórica
Não prepara para a docência (ser professor) Não prepara para a docência (ser professor) Não prepara diretamente para a docência (ser professor), mas permite o exercício da função. É especialmente indicado para quem deseja exercer a docência (ser professor) e/ou a pesquisa científica.
Procurado por pessoas que não têm muito tempo para se dedicar aos estudos diários e à pesquisa científica Procurado por pessoas que não têm muito tempo para se dedicar aos estudos diários e à pesquisa científica Procurado por pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho e não possuem tempo para se dedicar à pesquisa científica Geralmente o profissional possui tempo para se dedicar aos estudo vários dias da semana

Contatos


Motivos para se fazer uma Pós-Graduação

Entre os vários motivos para se pensar em fazer uma pós-graduação hoje mesmo, está o “não perder tempo”. Se você acha que, por ter terminado a graduação, pode “tirar férias” do aperfeiçoamento profissional e ficar um tempo sem estudar ou reciclar seus conhecimentos, você com certeza ficará para trás no quesito “empregabilidade” em relação aos seus concorrentes. Abaixo separamos algumas motivações básicas para que você tome hoje mesmo sua decisão.


Infografico Empregabilidade

Aumento da Empregabilidade

Tornar seu currículo mais competitivo a ponto de estar apto a concorrer com vantagem em qualquer processo seletivo deve ser sua meta constante. Afinal, ninguém gosta de estar desempregado, ou de ver as portas se fechando por causa da falta de interesses de recrutadores pelo nosso currículo.

  • Se você não possui muita experiência profissional, vale a pena investir em uma pós-graduação para tornar seu currículo mais atraente, além de ampliar seu networking, isto é, sua rede de contatos que, no futuro, pode lhe garantir boas oportunidades de empregos e negócios.
  • Se você já possui bastante experiência profissional, vale a pela investir em uma pós-graduação para aperfeiçoar seus conhecimentos e consolidar o item “formação acadêmica” como um atrativo a mais em seu currículo. Ter dois pontos fortes - a teoria e a prática - é melhor que ter apenas um.

Reconhecimento profissional

O reconhecimento profissional pode se darr basicamente em dois tipos: a promoção de cargo ou o aumento salarial. Você pode continuar no mesmo cargo e ganhar um aumento, ou mudar de cargo e ganhar uma bonificação no salário. Em geral, o reconhecimento profissional significa aumento de responsabilidades, aumento de visibilidade pessoal, reconhecimento das suas capacidades técnicas e comportamentais, adequadas ao seu novo cargo ou merecedoras do tão sonhado aumento salarial.

Em ambos os casos, as decisões das chefias favorecem os membros da equipe que têm melhor formação acadêmica e competências profissionais, e os profissionais com pós-graduação disparam sempre na frente desta competição, pois significa que o profissional está engajado com sua carreira, com disciplina e ambição para continuar progredindo constantemente no ambiente profissional.

Redirecionamento de Carreira

Você está insatisfeito com o curso no qual se graduou ou quer redirecionar o seu foco de atuação? Uma pós-graduação pode, às vezes, ser a melhor saída. Além de ser o caminho mais curto e menos dispendioso para entrar em outra área de conhecimento, existem muitos cursos transdisciplinares que podem ajudá-lo a criar um foco de atuação totalmente novo, seja para mudar de emprego ou enfrentar outros desafios profissionais.

Segundo especialistas, é importante encontrar um curso que seja coerente com o próximo passo que você pretende dar na carreira. Cada pessoa precisa de um curso específico para complementar sua trajetória profissional

Empreendedorismo

Já pensou em ser seu próprio patrão e abrir um negócio? Nada melhor do que uma pós-graduação que ofereça uma visão gerencial, com foco em atividades de gestão empresarial, marketing e empreendedorismo para ajudá-lo a pensar em planos de negócios, planilhas de custos, processos de negociação e inovação.

Entenda as formações exigidas pelo mercado para cada nível profissional:

Nível Tempo Médio de Experiência Profissional Grau de Escolaridade Atribuições
Trainee Recém-formado Graduação Profissional em treinamento que é supervisionado e executa tarefas de pequena ou média complexidade
Junior (JR) 5 anos Graduação Profissional que já passou pela fase de experiência, mas que é supervisionado por uma chefia e executa tarefas de pequena ou média complexidade
Pleno (PL) De 6 a 9 anos Pós- Graduação Profissional titular de um cargo que exige conhecimento técnico e experiência, mas responde a uma chefia
Sênior (SR) 10 anos Pós- Graduação Profissional que tem poder decisivo, geralmente coordena uma equipe e processos de trabalho. Cargo que exige conhecimento técnico e experiência
Master 15 anos ou mais Pós-Graduação
Certificações profissionais
Geralmente este nível garante uma autonomia maior no processo de decisões dentro de uma empresa. O profissional é um líder de outros líderes, centralizado a atuação de mais de uma equipe e de vários processos sob sua direção. Exige ampla formação técnica e muita experiência na sua área de atuação.

Se você chegou até aqui, viu que existe um caminho entre o que você é agora e o que deseja construir em sua carreira.

Aumento do poder aquisitivo, empregabilidade e reconhecimento profissional não são coisas que caem no nosso colo sem o esforço para aliar uma boa formação com novas experiências no mercado de trabalho. Qualquer curso - seja de graduação, de idiomas ou de pós-graduação - exige dedicação e a decisão de seguir até o fim.

Pense no seu futuro e não perca tempo: investir na sua carreira é o melhor investimento que você pode fazer.


------


* Fonte dos indicadores

De volta à escola: pós-graduação rende salário até 80% maior

(Gazeta Online, junho de 2012)

** Fonte dos indicadores

Pós-Graduação incrementa salário

(O Estado de São Paulo, outubro de 2015)

pinterest image

Mais informações sobre nossos cursos? Entramos em contato!


botão de envio